Peças e Guarnições de Silicone e Borracha
– Guarnições de SILICONE para linha branca: fogões residenciais ou industriais, fornos elétricos, refrigeradores;
– Perfilados de SILICONE, EPDM sólidos e esponjosos para usos diversos: manutenção mecânica, têxtil, automobilística, informática, construção civil (caixilharia), refrigeradores, etc.;
– Peças prensadas em SILICONE, EPDM, NBR, VITON, SBR, NR, para usos diversos: manutenção mecânica, têxtil, automobilística, informática, móveis.
Dados Técnicos
O Silicone é um material elástico cuja estrutura básica é obtida a partir da areia de quartzo através de sofisticados processos químicos. Quando submetida a altas temperaturas e reações químicas complexas obtém-se o sílico metálico, que por sua vez, é a matéria-prima destinada à fabricação da borracha de silicone.
As principais características do silicone que fazem com que este material seja um dos que mais crescem em consumo, devido às inúmeras vantagens em relação a outros tipos de borrachas e isolantes existentes no mercado:
– Estabilidade e flexibilidade térmica;
– Resistência a altas temperaturas (260° C);
– Resistência a vapor;
– Resistência à tração, rasgo e deformação permanente;
– Resistência a compostos químicos como: óleo, ácido, solventes, oxigênio e ozônio;
– Resistência elétrica transversal;
– Inodoro, atóxico e antiaderente;
– Grande versatilidade na manipulação de colorações diferentes;
– Alta plasticidade;
– Elevada hidrofilidade;
– Elevada inércia química.
Características das Borrachas
A borracha EPDM é sintética, muito aplicada onde se requer resistência ao ozônio e intempéries .Muito boa resistência ao calor e à oxidação. Boa resistência a alguns agentes químicos. Boa flexibilidade a baixas temperaturas. Em geral têm boa resistência ao calor e ao envelhecimento, boa resistência a baixa temperatura e à luz solar, boa elasticidade. No que diz respeito à resistência química, destacamos a resistência à água quente e ao vapor, líquido a base de glicol, a muitos ácidos orgânicos e inorgânicos diluídos, a soluções salinas. Muito utilizado em tubos, mangueiras para radiadores, perfis para vedação de vidros e de portas, na indústria de caixilharia e em muitas outras aplicações.
A borracha Nitrílica NBR é sintética e pertence à classe das borrachas especiais resistentes com boa resistência a hidrocarbonetos derivados de petróleo. Boa resistência química aos hidrocarbonetos alifáticos como por exemplo, propano, butano e benzina, aos líquidos hidráulicos, à água, a muitos ácidos diluídos, bases e solução salina. Ótima impermeabilidade. O NBR é tipicamente usado em “O-rings” estáticos, membranas, vedantes, tubos e mangueiras quer para aplicações hidráulicas ou pneumáticas. cobertura de rolos para diversos fins especialmente para as indústrias de pintura e têxtil e solas para calçado de segurança. Também é bastante usado na indústria alimentar.
A borracha fluorada é sintética mais conhecida normalmente como Viton ou Fluorel são excepcionalmente estáveis a alta temperatura, têm excelentes prestações em serviço quando expostas continuamente a temperaturas de 240-260ºC, apresentando uma excelente resistência à compressão a temperaturas elevadas e média flexibilidade a baixa temperatura. Apresentam ótima resistência química a hidrocarbonetos derivados de petróleo, óleos e combustíveis.
A borracha de butadieno estireno, SBR é sintética. È aplicada para uso geral em artefatos. Pode ser usado em combinação com borracha natural. Os vulcanizados apresentam uma melhor resistência à abrasão do que a borracha natural, muito aplicada em pneus e recauchutagem. Boa resistência ao calor até 100ºC.
A borracha Natural NR foi primeiro material conhecido como borracha. É o poliisopreno recolhido da seiva da árvore Hevea Brasiliensis. Os vulcanizados de borracha natural possuem propriedades com valores de boa resistência à tração combinada com uma boa elasticidade, boa resistência ao calor até 80-90 °C, boa flexibilidade a baixas temperaturas até cerca de -55 °C e excelentes propriedades dinâmicas.Excelente resistência à fadiga e à propagação de fendas e elevada resiliência. É aplicada para uso geral em artefatos, aplicada em pneus e recauchutagem. Artefatos técnicos que requerem esforço mecânico, solados, artigos esportivos.
As borracha de policloropreno são sintética e são conhecidas pelo nome popular de Neoprene. Os vulcanizados obtidos com base em borracha de policloropreno apresentam boa resistência à intempéries, ao ozônio, ao envelhecimento e aos agentes químicos. Apresentam, ainda, boas características mecânicas e uma boa elasticidade a temperaturas baixas da ordem dos -40 °C, apresentarem uma boa resistência a temperaturas da ordem dos 100ºC. Apresentam uma média resistência química aos óleos derivados de petróleo e boa resistência a graxas. Aplicada para correias, extrudados e moldados, suportes de pontes e outros em geral.